quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MÚSICAS PARA SENSIBILIZAÇÃO


O caderno

( Toquinho e Mutinho )

Sou eu quem vou seguir você

Do primeiro rabisco ao be-a-bá

Em todos os desenhos coloridos vou estar

A casa, a montanha, duas nuvens no céu

E um sol a sorrir no papel.

Sou eu que vou ser seu colega

Seus problemas ajudar a resolver

Sofrer também nas provas bimestrais junto com você

Serei sempre seu confidente fiel

Se seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigo

Vou lhe dar abrigo se você quiser

Quando surgir seus primeiros raios de mulher

A vida se abrirá num feroz carrossel

E você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim, comigo

Ficará guardado se lhe dá prazer

A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer

Só peço a você um favor, se puder

Não me esqueça num canto qualquer.

( Toquinho.CD Casa de brinquedos.Polygran,1995)

Você Vai Gostar de Mim

Xuxa

Tem gente que é loirinha pra valer
Tem gente com o cabelo de cachinho
Tem gente que parece que só faz crescer...
Tem gente que é chamada de baxinho .

Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...

Tem gente que não pode ver você
Tem gente que tem olho puxadinho
Tem gente que usa as mãos pra se mover
E tem quem mova mundo por mim...

Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim...

Tem gente tão fina que nem se vê
Tem sempre um que é o mais gordinho
Tem gente com degraus pra vencer
E só depende de um empurrãozinho...

Tem gente que vai e surpreender
Parece que a alegria não tem fim
Tem gente com encanto pra viver
É gente com o pó de pilim-pim-pim...

Eu sou diferente de você
Você é diferente de mim
Eu sou diferente de você
E mesmo assim,
Você vai gostar de mim

Xuxa só para Baixinhos 10




AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Observe a imagem e leia o texto para responder à questão.

Poluição: o homem é o grande vilão

Veja só que coisa triste: o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui o ar, contamina a água, devasta florestas.

As cidades são os centros de trabalho e moradia da maioria das pessoas do mundo. Algumas chegam a ter milhões de habitantes! Para abastecer e abrigar esse mundão de gente, consumimos energia, exploramos muitos recursos naturais e produzimos um montão de lixo.

É aí que mora o problema. A ação do homem é perigosa, pois é feita em grandes proporções. A

fumaça das indústrias, das queimadas e dos carros das grandes cidades enchem o céu de gases tóxicos. Os esgotos não-tratados e o lixo produzido por indústrias e por milhões de pessoas contaminam a água e o solo.

Fonte: Disponível em: http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/poluicao.htm.>. Acesso em:25 jul. 2008. (excerto)

1) As ilustrações do texto destacam

A) os efeitos da poluição no planeta Terra.

B) os milhões de pessoas que habitam o planeta Terra.

C) a moradia das pessoas no mundo.

D) o tratamento dos esgotos nas cidades.

2) Leia o texto e responda à questão.

O leão e o ratinho

Esopo

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora. Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.

Moral: uma boa ação ganha outra.

Fonte: ESOPO. O leão e o ratinho. In: ASH, Russel; HIGTON, Bernard (Org.). Fábulas de Esopo.Trad. Heloisa Jahn. São Paulo: Compainha das Letrinhas, 1997. p. 38.

3) O final da história começa quando

A) o ratinho apareceu e conseguiu soltar o leão.

B) o leão urrava de raiva, fazendo a floresta tremer.

C) o leão ficou preso numa rede de caçadores.

D) o ratinho pediu ao leão que o soltasse.

Leia o texto para responder à questão.

Pequenos tormentos da vida

Mário Quintana

De cada lado da sala de aula, pelas janelas alta

s, o azul convida os meninos, as nuvens desenrolam-se, lentamente, como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim... Sem fim é a aula: e nada acontece, nada... Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Lili, se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse pela outra.

Fonte: QUINTANA, Mário. Pequenos tormentos da vida. In:______. Lili inventa o mundo. São Paulo: Global, 2005. (excerto)

4) O texto dá a impressão que Lili está

A) imaginando coisas durante a aula.

B) prestando atenção na aula.

C) esperando um avião chegar.

D) conversando com os colegas.

Leia o texto para responder à questão.

A bolsa amarela

Lygia Bojunga

Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar sorvete a toda hora, dar sumiço da aula de matemática, comprar um sapato novo que eu não agüento mais o meu. Vontade assim todo mundo pode ver, não tô ligando a mínima. Mas as outras – as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida – ah, essas eu não quero mais mostrar. De jeito nenhum.

Nem sei qual das três me enrola mais. Às vezes acho que é a vontade de crescer de uma vez e deixar de ser criança. Outra hora, acho que é a vontade de ter nascido garoto em vez de menina. Mas hoje tô achando que é a vontade de escrever.

Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa am

arela. Rio de Janeiro: Agir, 1997. (excerto)

5) Quem narra o trecho é

A) um garoto.

B) uma menina.

C) uma professora.

D) uma jovem.

Leia os textos para responder à questão.

Texto I

11/09/2008

Júlio e seus amigos estréiam espetáculo "Cocoricó em uma Aventura" nos palcos

Da Redação

O garotinho Júlio e seus amigos da fazenda vão parar nos palcos em "Cocoricó em uma Aventura". O espetáculo, que estréia neste sábado (13) no Teatro Shopping Frei Caneca, tem o elenco original do programa da TV Cultura, ou seja, os mesmos bonecos e manipulares.

A história mostra a turminha diante de um mist

ério: um objeto estranho visto no céu em Cocorilândia. Em torno deste enigma gira a trama e conversas entre Lilica, Astolfo, Zazá e o resto da turma.

O programa da TV Cultura surgiu 1996 e tem como protagonista o garotinho Júlio, de oito anos, que mora com os avós da fazenda e convive com os bichos que moram lá. Neste ano o programa estreou nova temporada e teve como novidade a entrada de celulares, computadores e outras tecnologias no universo da fazenda.

Fonte: JÚLIO e seus amigos estréiam... [s.l.], 2008. Da Redação. Disponível em:

Texto II

13/06/2008

Júlio e seus amigos ganham aventur

as em livros da "Turma do Cocoricó"

Da Redação

Muitas brincadeiras e comidas gostosas agitam as aventuras de Júlio e seus amigos em "O Piquenique", um dos livrinhos da coleção da "Turma do Cocoricó". Os personagens da TV Cultura aparecem em história simples, com linguagem voltada para os leitores mais novinhos que estão aprendendo a ler. As ilustrações também são bastante atrativas e ocupam, com muita cor, toda a Página.

Fonte: JÚLIO e seus amigos ganham... [s.l.], 2008. Da Redação. (adaptado). Disponível em:

6) Os dois textos apresentam informações sobre um famoso programa da TV Cultura, denominado “Turma do Cocoricó”, sendo que

A) o Texto I informa que o programa es

tá sendo adaptado para teatro e o Texto II informa que o programa está sendo adaptado para livro.

B) o Texto I informa que o programa está sendo adaptado para livro e o Texto II informa que o programa está sendo adaptado para teatro.

C) os dois textos informam que o progr

ama está sendo adaptado para livro.

D) os dois textos informam que o programa está sendo adaptado para teatro.

Veja com muita atenção a historinha abaixo, depois responda:






7) O objetivo do texto é:

A) Informar

B) Divertir

C) Dar uma receita

D) prevenir contra acident

es

8) O que aconteceu com o Ceb

olinha? Por que ele está com a boca tão aberta?

9) Você achou certa

a solução encontrada pela Mônica? O que você faria no lugar dela

10) Esta historinha não tem um texto

escrito (com palavras), então, como você conseguiu responder às questões?

Você sabe onde podemos encontrar este tipo de texto? ________________________________________________________